Entrevista de Emprego

Uma das etapas mais importantes em um processo seletivo é a entrevista de emprego, pois é nesse momento que o candidato terá que responder várias perguntas ao entrevistador, que busca conhecer o potencial de um futuro empregado.

Na entrevista de emprego, o entrevistador quer conhecer você, suas experiências e sua intenção para com a empresa, tendo em vista o que você poderá oferecer á ela que justifique dar a vaga de emprego para você.

Responda sempre às perguntas de forma objetiva e clara, mostrando que você entende o que está falando. Muitos candidatos se confundem com perguntas simples sobre si mesmo, por isso prepare antes uma resposta que fale sobre você, seus objetivos a curto e longo prazo, suas expectativas para com a empresa que recruta etc.

Mostrar-se capaz de analisar situações complicadas e tomar decisões acertadas é uma das dicas mais importantes para quem vai a uma entrevista de emprego. Você também será indagado sobre o que se espera para ter sucesso profissional, como trabalha sob pressão e sua diferença para outros candidatos.

Na entrevista de emprego demonstre suas principais qualidades, como empenho, dedicação, trabalho em equipe, competências, entre outras. Não omita seus pontos negativos, mas evite assumir defeitos que possam comprometer suas atividades profissionais como desorganização ou desmotivação, por exemplo.

Ao falar sobre seus empregos passados nunca denigra a imagem de outras empresas para o entrevistador de emprego. Não fale mal de colegas de trabalho. Fale mais sobre as colocações que mais lhe trouxeram prazer.

Demonstre firmeza com um aperto de mão firme e repostas olho no olho. Não mostre insegurança ao entrevistador.

Em uma entrevista de emprego, não fale com exageros, não grite e nunca interrompa um colega ou o próprio entrevistador. Não minta nas respostas, principalmente quando se tratar de formação, cursos ou experiências.

Existem algumas perguntas cujas respostas podem ser decisivas para os entrevistadores. Muitos perguntam o motivo de o candidato estar desempregado a certo tempo, descobrindo, com a resposta ou embaraço para manifestação dela, uma pessoal problemática.

Perguntas sobre defeitos de colegas ou superiores podem ser lançadas sobre o candidato ao emprego, por isso tenha cuidado para não cair na armadilha de demonstrar despreparo para trabalho em equipe ou subordinado.

Mostrar que você erra mas busca melhorar e consertar os erros é de grande importância para o entrevistador, pois não há empregado perfeito, porém o que as empresas buscam são funcionários que tenham capacidade de melhoria continuada.

Perguntas sobre ética e motivação devem ser respondidas de forma objetiva, sem parecer falso, por isso tenha em mente, ao responder as perguntas do entrevistador, seu gosto pelo trabalho, sentimento de utilidade, vontade de crescer e alcançar o sucesso profissional, sempre com equilíbrio, de forma a não comprometer outras áreas como estudo e família, por exemplo. Mostre que você tem o poder de equilibrar tudo, tirando proveito das coisas boas e sabendo aproveitar as coisas ruins para seu próprio crescimento.

Boa sorte em sua entrevista de emprego.

Saiba mais dicas de como se portar em uma entrevista de emprego no vídeo abaixo da reportagem do Jornal Hoje: