Dicas para escrever Currículo

Na busca pelo sonhado emprego ou mesmo por uma melhor colocação profissional, o candidato precisa ter em mãos um bom currículo, tanto em experiências quanto em apresentação, por isso preparamos algumas dicas para escrever currículo e se dar bem no processo seletivo.

Todos os anos, novos profissionais chegam ao mercado de trabalho, em número maior do que a disponibilidade de vagas, sendo necessário um diferencial na hora do processo seletivo e é aí que começa o importante papel do currículo. Para aumentar as chances de ter o seu documento selecionado, saiba o que colocar no currículo para se destacar.

Inove no modelo de currículo. Seja original e nunca use esses currículos de papelaria, em que você apenas preenche os dados. Ele pode demonstrar que o candidato está desatualizado.

Na hora de escolher o tipo de papel para currículo, opte por um de qualidade, sempre em formato A4 em cor branca, no formato retrato. Nunca use formato paisagem para currículo. O papel deve ser liso e de boa gramatura. O ideal é o de 90g/m2. O envelope deve ser básico, branco e de tamanho proporcional à folha para não ser necessário dobrar.

No corpo do currículo seja objetivo, expondo claramente sua intenção que é mostrar suas aptidões. Sendo assim não use folhas de rosto, índice, conclusões, etc.

Em se tratando de tipo de letra, a famosa fonte, utilize sempre Arial ou Times New Roman, no tamanho 14 para o cabeçalho onde se deve digitar o nome completo e letra tamanho 12 para as demais informações. A utilização dessas fontes garantirá um ar profissional ao currículo. Escreva sempre em preto e, para modernizar o currículo, colocar um sombreado cinza sobre o nome completo é uma boa pedida.

Em um currículo não se deve inserir imagens nem bordas. Apenas adicione foto se o recrutador exigir.

Cuidado com a ortografia e gramática. Cometer erros de português ao escrever um currículo é pedir para ser descartado.

As informações a serem inseridas no currículo devem seguir uma ordem. Como já falamos, comece pelo cabeçalho, com o nome completo centralizado, em tamanho 14. Logo abaixo, em fonte 12, coloque o endereço completo, telefone e email. Indique o estado civil, idade e número de filhos.

No campo Objetivo indique a função a qual se está concorrendo e seus desejos profissionais.

Para Formação Profissional, escreve a instituição de ensino, o ano de conclusão e o curso. Comece pelo mais atual.

Ao indicar as Experiências profissionais, nunca minta nem exagera nas qualificações. Escreva a empresa, a função desempenhada, o período do vínculo e os resultados alcançados. Mostre sua contribuição para o crescimento da empresa.

Mencione os cursos extras realizados, os idiomas de conhecimento e o nível de desenvoltura em informática, indicando inclusive os softwares de domínio.

O currículo pode ser entregue pessoalmente, por correio ou por email. Se o currículo for enviado como anexo, nomeio com a função e seu nome, por exemplo: CV_AuxProd_José. Isso contribuirá para que o recrutador tenha acesso fácil a suas informações. Algumas empresas aceitam o currículo apenas no corpo do email, por isso, fique de olho nas exigências. Em caso de dúvida, entre em contato com o setor de recrutamento.

Veja mais sobre como fazer currículo através dessas dicas no vídeo abaixo: