Curriculum Vitae

Do latim “Trajetória de Vida”, nasceu o termo curriculum Vitae ou currículo, como o documento é conhecido no Brasil. Esse documento é utilizado pelos candidatos a um emprego por se tratar de um resumo de competências profissionais e pessoais.

Focado nas informações profissionais, o currículo deve mencionar os objetivos, o nível de escolaridade, as experiências profissionais, as qualificações e aptidões, além dos cursos complementares.

Quem não sabe como fazer um currículo nem o que precisa escrever nele pode se ligar nas dicas que vamos dar.

Os modelos de currículum vitae comprados em papelarias estão praticamente abolidos, sendo atualmente usado um processador de texto como o writer ou Word para preencher um currículo.

O currículo é o cartão de visita do profissional, que deve mostrar sua capacitação e vontade de assumir uma vaga de emprego e integrar uma equipe em uma empresa.

No modelo básico de currículo, comece informado seu nome completo, com letra destacada, porém sem exageros. Logo abaixo do nome, informe dados pessoais como idade, se possui filhos, se é casado, endereço e telefone de contato.

O objetivo do currículo é conquistar um emprego. Sendo assim, expresse esse desejo no corpo do documento. Coloque suas pretensões profissionais e salariais. Este campo deve ser diferente para cada vaga de candidatura, focando as informações no emprego concorrido.

Informe a situação escolar, qualificações, conhecimento em línguas, sempre do mais atual para o mais antigo.

Ao detalhar as experiências profissionais, cite a empresa atual primeiro, deixando claro suas conquistas e realizações naquela função. Informe a data de início e fim do vínculo empregatício ou mesmo da troca de função. Se é uma candidatura a primeiro emprego, capriche nas aptidões pessoais.

Atualmente, em um currículo, as aptidões em informática merecem destaque, sendo assim detalhe bem seus conhecimentos em software e hardware. Informe os programas de domínio.

Ao final do currículo vitae liste as atividades extracurriculares e trabalhos sociais desenvolvidos.

Normalmente, o currículo deve ser escrito em fonte arial ou times new Roman no tamanho 12, com exceção do título, que pode ser um pouco maior, não ultrapassando o tamanho 16. As divisões de informações podem ser titularizadas em maiúsculo ou negrito. Não use cor no currículo.

Nunca coloque foto nem pretensão salarial ao fazer currículo, a menos que a empresa tenha exigido.

No currículo de autônomo, informe 2 referências profissionais. Tenha muito cuidado ao escrever seu currículo, que deve ser redigido com base no objetivo profissional do candidato. De acordo com a área de atuação, liste os aspectos importantes que atendam as expectativas da empresa e do recrutador.

Um currículo deve ser claro e objetivo, com uma estrutura compatível com o cargo e design moderno, por isso dedique-se a elaboração dele, que é seu cartão de visitas. Para ser atraente, o currículo não deve ter mais de 2 páginas, só justificando sua extensão nos casos de vasta experiência profissional ou técnica.

Ao final das informações, deixe bem claro sua disponibilidade de horário e residência, assim como interesse e possibilidade de realizar viagens. Boa sorte!

Veja mais sobre como fazer currículo através do vídeo abaixo na reportagem do Fantástico da Rede Globo: